back Voltar ao Blog



6 bailados a ver pelo menos uma vez na vida # Quebra-Nozes


Um conto de natal de Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, de 1881, deu origem a um bailado com música de Tchaikovsky e coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, o Quebra-Nozes.
Clara, menina apaixonada pela fantasia e pela magia, é o ponto de partida para dar a conhecer aquele que é o elemento fulcral de toda a história: um quebra-nozes com aparência de soldadinho que se reconhece enquanto prenda de natal da menina. Aventuras e desventuras se sucedem e interpelam numa intensa relação entre Clara e o soldadinho quebra-nozes até que, junto à sua prenda, a menina adormece.

Naquele que se julga ser o sonho de Clara revela-se, numa primeira fase de um primeiro ato, a presença de um soldado de carne e osso na eminência de comandar e ordenar um pelotão de seus semelhantes. Num momento seguinte, o Quebra-Nozes é já um príncipe que se faz acompanhar por Clara até ao Reino das Neves. Pelo Caminho da Limonada, alcançam o Reino dos Doces numa alegre dança com pastéis. A visita a mundos paralelos recheados de tudo o que mais feliz faz qualquer criança vê, no entanto, um fim.
O sonho termina e a menina pouco tempo tem para se entristecer pela maravilha do sonho que a envolveu. Ao descobrir que, afinal, o príncipe existe, os predicados invertem-se e o sonho torna-se real. Uma história que penetrou nas sociedades ocidentais e que remete para uma multiplicidade de interpretações é agora recriado, no contexto do ciclo da Companhia Nacional de Bailado dedicado à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen.

Lucie.Barreira
Fonte: http://www.espalhafactos.com/2014/04/29/6-bailados-a-ver-pelo-menos-uma-vez-na-vida/
Quinta, 27 de Novembro, 2014 por Lucie.Barreira