back Voltar ao Blog



6 bailados a ver pelo menos uma vez na vida # Rosas danst Rosas


Rosas danst Rosas é uma peça da coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker. Keersmaeker criou esta peça para as quatro intérpretes da sua companhia chamada igualmente Rosas: Michèle Anne De Mey, Fumiyo Ikeda, Adriana Borriello e a própria Keersmaeker.

Rosas danst Rosas é considerada já um clássico da dança contemporânea onde a repetição, a exatidão dos movimentos e a expressividade são evidentes. Esta peça estreou originalmente a 6 de maio de 1983 em Bruxelas, mas entretanto já foi levada a vários palcos espalhados por todo o mundo. A música de Rosas danst Rosas, da autoria de Thierry De Mey e Peter Vermeersch, foi composta em paralelo com a coreografia. A peça é constituída por cinco partes, e tanto a dança como a música baseiam-se em princípios minimalistas e repetitivos.
Baseando-se em movimentos do quotidiano, este espetáculo tem como unidade o corpo que se comporta como um máquina. Primeiro estranha-se, mas à medida que a peça vai avançando deixamos de ver algo abstrato e aos poucos é possível deter as pequenas narrativas emocionais e concretas.

Lucie.Barreira
Fonte: http://www.espalhafactos.com/2014/04/29/6-bailados-a-ver-pelo-menos-uma-vez-na-vida/
Terça, 23 de Dezembro, 2014 por Lucie.Barreira