back Voltar ao Blog



A dança desde a Criação


A dança desde à muito que faz parte da história desde o início da Criação Humana. Embora haja muitos contrastes sócio-culturais, existem muitas transformações ao longo dos tempos nas formas de dançar.
As danças começaram na data do Paleolítico (c. 1.000.000 a.C). Do início, com movimentos desordenados e circulares, logo evoluiu para coreografias mais organizadas. Entre os gregos, a dança alcança seu apogeu. A valorização do corpo contribui para isso. É ele o instrumento da dança.A primeira Mulher a dançar no qual esta escrito o seu nome na Bíblia foi Miriam («Então Miriam, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças. E Miriam lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.» Êxodo 15:20-21) Temos também a situação onde David louva ao Senhor com todas as suas forças.
«E David dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava David cingido dum éfode de linho. Assim David e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas. Quando entrava a arca do Senhor na cidade de David, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei David saltando e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coração.»II Samuel 6:14-16
Ao longo da história vamos vendo crescer a dança em determinadas culturas.

Carla do Nascimento
Quarta, 20 de Novembro, 2013 por Carla do Nascimento