back Voltar ao Blog



Dança do varão: uma dança exigente, apelativa e muito muito sexy


Dança do varão ou pole dance, em inglês, é uma modalidade de exercício que combina dança e ginástica. O executante efetua uma série de exercícios numa barra vertical, o varão.

Comummente é associado a casas de strip-tease, já que foi aqui que nasceu, contudo, na década de 80 começou a ser encarado como uma disciplina com potencial para ser ensinada numa usual escola de dança.

Atualmente o seu ensino massificou-se, a ambos os géneros, e embora haja ainda algum preconceito, a verdade é que esta é uma dança exigente, apelativa e muito muito sexy. Quem não fica de boca aberta ou coração aos pulos ao ver a atriz Demi Moore, no papel de Erin Grant, no filme “Striptease” (1996) ou mais recentemente a cantora Shakira, no videoclip do tema “Rabiosa” (2011)?

Não havendo quaisquer dúvidas quanto à sua sensualidade importa também destacar que a dança do varão tem-se transformado numa nova e cada vez mais popular forma de exercício, usada como rotina de ginástica que:

- aumenta a força superior do corpo (utilizando o próprio organismo como resistência);

- trabalha a flexibilidade e a coordenação motora;

- tonifica o corpo como um todo, trabalhando de forma mais intensa a barriga da pernas, abdómen, bíceps, tríceps e coxas;

- aumenta a auto estima.

Para começar, aqui ficam os primeiros movimentos a aprender: Bombeiro Básico e Cruzado, Cadeira, Carrossel, Seat básico, Seat glamour e Back hook.

Flor
Este texto foi escrito em acordo com o Novo Acordo Ortográfico
Terça, 29 de Outubro, 2013 por Flor