back Voltar ao Blog



Dançarinos e distúrbios alimentares


Qualquer dançarino sente imensa pressão para ser magro. Por isso, um dos maiores medos de um dançarino é ganhar peso, olhar-se ao espelho e ter que vestir uns collants ou um fato justo. Este medo soa no mundo da dança e todos os dançarinos conhecem a sensação.

Aparência de lápis fino, sem quaisquer curvas

Parece que a aparência desejável em dança, principalmente no ballet, é de um lápis fino, sem quaisquer curvas. Alguns dançarinos têm, naturalmente, esses genes enquanto outros mantém uma constante luta para esconder um alto indesejado.

Assim, dançarinos naturalmente magros parecem ter uma vantagem injusta sobre aqueles com anca e seios. Este é um preconceito triste mas verdadeiro que ainda vive no mundo da dança e continua a assolar dançarinos levando mesmo a comportamentos obsessivos resultando em problemas graves.

Bulimia e anorexia

Dois dos maiores distúrbios alimentares, no mundo da dança, são a bulimia (períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos não saudáveis para perda de peso rápido) e a anorexia (rígida e insuficiente dieta alimentar).

Impossibilidade de ter filhos

Em fevereiro de 2012, o Teatro de Milão afastou Maria Francesca Garritano, uma das suas solistas, que denunciou pressões para que as bailarinas controlassem o seu peso.

Garritano, de 33 anos, deu em dezembro uma entrevista ao The Observer em que afirmava que uma em cada cinco bailarinas suas conhecidas era anorética e, em consequência, não tinham condições para terem filhos.

10% a 15% dos casos são mortais

Em Portugal, segundo a Associação dos Familiares e Amigos dos Anoréticos e Bulímicos (AFAAB), as perturbações do comportamento alimentar são comportamentos sérios e graves que fazem vítimas mortais. Verifica-se no horizonte dos casos confirmados, uma percentagem de 10% a 15% de mortalidade, com 2,5% de suicídio.

Também já existem diversos centros especializados no tratamento da anorexia e bulimia nervosas a funcionar em vários hospitais do país como Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar, no Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria em Lisboa, Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar do Serviço de Psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra e Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar, no Serviço de Psiquiatria do Hospital de S. João no Porto.

http://www.dancehelp.com/articles/nutrition/anorexic-dancers.aspxFlor
Este artigo foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico.
Segunda, 16 de Dezembro, 2013 por Flor