back Voltar ao Blog



Dance sem preconceitos


Este artigo é dedicado a todos aqueles que por receio, vergonha, timidez ou por outro motivo ainda não tiveram a coragem necessária para dar o 1º passo na dança.

Todas as pessoas sofrem algum tipo de preconceito atualmente. Infelizmente essa é a realidade da sociedade moderna. Somos julgados constantemente pela nossa aparência, estilo, classe social, ações, etc. Porém, o mais difícil não é sentir na pele o preconceito, mas sim tentar superá-lo, mostrar aos outros a beleza daquilo que os outros inferiorizam. 

Em relação à dança, muita gente olha com desdém quando um homem diz que é bailarino. Para esses, a dança é destinada apenas às mulheres e não é nada coisa de homem. Ou que é necessário ser esguia, esbelta e nova para poder dançar. Ou que as danças mais sensuais, como a dança do ventre, a dança do varão são consideradas danças de cariz sexual e que servem para “encantar os homens e roubá-los das suas esposas”. Ou que as danças urbanas como breakdance e o hip-hop são praticadas por marginais e delinquentes.

Infelizmente, a lista poderia continuar. Estereótipos como a idade, o peso, o género, as deficiências estão presentes no nosso dia-a-dia, bem próximos de nós e também na dança. Pois a sociedade não vê com bons olhos e não aceita o que é diferente, o que está para além das características padrão de determinada cultura. Tal discriminação inibe muitas pessoas de se aventurarem a mexer o corpo e retrai potenciais talentos de desenvolverem suas habilidades.

A Dança é uma atividade física para todas as pessoas e géneros e, não existe nenhuma restrição de idade nem de qualquer outro tipo. Não existe nenhum impedimento na sua prática, pois os passos e movimentos podem ser sempre adaptados às limitações físicas de cada um.
Agora que terminou de ler este texto, espero que tenha ganho ânimo suficiente para enfrentar preconceitos e quebrar os tabus impostos pela sociedade e venha desfrutar do prazer de dançar!

Marlene Santos
Quinta, 12 de Fevereiro, 2015 por Marlene Santos