back Voltar ao Blog



O nascimento do Sapateado Americano


Nos Estados Unidos desenvolveu-se o chamado sapateado americano, introduzido no país por volta da primeira metade do século XIX, através da fusão de estilos de dança percussivos étnicos que foram trazidos para os Estados Unidos nessa altura, predominantemente danças tribais Africanas, clog dancing Inglesas e step dancing Irlandesas e Escocesas.
A maioria dos imigrantes chegou aos EUA conhecendo apenas as formas musicais e de dança da sua própria cultura. Adoptaram alguns elementos novos de culturas alheias com as quais contactaram ou intensificaram as suas próprias tradições culturais, motivados por um sentido de nostalgia. O sapateado é um dos muitos frutos desse confronto.
Esta forma de arte tinha originalmente o objectivo de produzir ritmos, mas gradualmente a apresentação, a parte da dança propriamente dita, ganhou cada vez mais predominância, desenvolvendo-se numa forma de arte cada vez mais rica e complexa.
Uma das influências teve a sua origem entre os afro-americanos que usavam as formas das danças que trouxeram com eles como escravos do Sudão e da África Ocidental, os chamados Stamping Dances.
Após a Rebelião de Stono em 1739, as Leis dos Escravos da Carolina do Sul, apropriadas rapidamente pela maioria dos estados Norte Americanos, proibiam a utilização de tambores, para assim controlar as insurreições dos escravos. Desprovidos dos seus meios tradicionais de comunicação, bem como dos seus ritmos rituais, os escravos substituíram os tambores proibidos por bone clappers (instrumentos musicais feitos de osso), palmas e sons de pancadas corporais, bem como o bater dos pés no chão. Esta dança que começava a nascer, de ritmos sincopados, desenvolveu-se rapidamente, tornando cada vez mais elaborada a virtuosidade e a variedade de sons produzidos pelos pés.
Os movimentos corporais energéticos, a improvisação e os passos pesados, de pé inteiro no chão, foram eventualmente combinados com os jigs e reels, mais estilizados e codificados da dança irlandesa, trazida aos EUA pela onda de imigrantes Irlandeses e, à medida que estes dois estilos se fundiam, nasceu o sapateado Americano.

Lucie.Barreira
Fonte: http://www.sapateado.com/index.php?code=01f2995ed2b49aa349fceae20c7cbd6f1018133
Terça, 10 de Junho, 2014 por Lucie.Barreira
local Ligações
Americanas
  
Sapateado