back Voltar ao Blog



Os Beneficios da Dança


As danças em geral como uma actividade física, trazem muitos benefícios para o corpo.
Muitas vezes a dança é usada como terapia e com o tempo é possível notar que os benefícios vão muito além do bem-estar físico.
Ao começar a dar os primeiros passos de dança, a pessoa se desprende dos tabus, medos e preconceitos e aos poucos percebe que a sua vida se pode transformar.
A Dança é uma actividade física para todas as pessoas e não existe nenhuma restrição de idade e nem de qualquer outro tipo, não existe um impedimento já que os passos podem ser sempre adaptados às limitações físicas de cada um.
Muitas pessoas procuram a dança para se divertir, descontrair e muitas vezes por indicação médica, já que a Dança é uma actividade extremamente prazerosa e proporciona um óptimo condicionamento físico, dentro de outros benefícios...

Cuidados iniciais:
Na fase inicial de aprendizagem de uma dança, não deve fazer grandes esforços. O melhor é começar lentamente e ir progredindo com o passar do tempo.

Leveza singular:
Há especialistas que a definem como a utilização do sistema muscular ao serviço do gesto. Descubra o que os diferentes tipos de dança podem fazer pelo seu organismo e pela sua saúde, incluindo a mental.

Socialização:
A dança é uma actividade física que também serve como factor de socialização. Além de aproximar as pessoas que a praticam, o que acaba por ter efeitos positivos na sua saúde mental, tem benefícios com repercussões no organismo, nomeadamente musculares, articulares, cardíacos, pulmonares e circulatórios.

Actividade saudável:
Frequentar aulas de dança ou dançar durante uma hora entre a três a cinco vezes por semana é tão saudável como praticar desporto ao ar livre ou no ginásio. Esta actividade trabalha muito a zona da cintura e os glúteos.

Músculos trabalhados:
Os membros superiores e inferiores do corpo também são muito trabalhados durante a generalidade das danças, incluindo as coxas e as panturrilhas.

Corpo tonificado:
Com o passar do tempo, o corpo de quem dança fica mais tonificado, os abdominais ficam mais firmes e a própria estabilidade do organismo também melhora.

Tensões aliviadas:
Dançar melhora a coordenação de movimentos dos braços e das pernas e também alivia o stress e combate a depressão. Nalgumas danças, os braços e a parte superior do corpo são responsáveis por verdadeiras descargas energéticas. Melhora a postura no dia a dia.

Hipertensão e aterosclerose:
Ao dançar, o organismo utiliza uma maior quantidade de oxigénio para produzir energia, o que aumenta a sua irrigação sanguínea. A dilatação das artérias previne a hipertensão. Além de emagrecer, a dança também combate a aterosclerose e outras doenças cardiovasculares.

Circulação venosa:
Dançar melhora a circulação venosa das pernas e trava o aparecimento de varizes. Também aumenta a vitalidade, alivia o mau estar e a prisão de ventre.

Calorias:
A dança é uma alternativa à prática desportiva tradicional e também uma excelente forma de queimar calorias.

Auto-estima e confiança:
A dança é uma excelente terapia para aumentar a autoconfiança e melhorar a auto-estima. As pessoas que dançam regularmente tendem a tornar-se mais desinibidas.

Idades e níveis:
A idade não é um factor impeditivo para começar a dançar. Alguns movimentos podem, no entanto, fragilizar os joelhos, os calcanhares e as costas. Numa fase inicial, deve, no entanto, optar por uma modalidade adequada à sua idade e iniciá-la no seu nível mais básico.

Contra-indicações:
São praticamente nulas as contra-indicações da dança. No entanto, como qualquer actividade física, exige cuidados. Se sofre de problemas cardiovasculares e/ou nas articulações ou tem dificuldades de locomoção, consulte um médio antes de frequentar aulas de dança.

Coesão familiar:
A dança é uma das actividades que podem ser praticadas em simultâneo por avós, filhos e netos, aproximando-os, fortalecendo laços e aumentando a coesão familiar.

A dança combate o stress, ajuda a relaxar, diverte. Quem dança é mais feliz!!!

Dance!

Inês
http://saude.sapo.pt/galerias/bem-estar-e-emocao/beneficios-da-danca.html#32/
http://www.samyafarhan.com.br/noticias/38-noticias/43-a-danca-e-seus-bene
Quinta, 24 de Outubro, 2013 por Inês