back Voltar ao Blog



"Um Solo" a sós?


Tiago Guedes apresenta “Um Solo”, dia 7 de Dezembro, na Culturgest. Existem duas sessões, uma às 18h30 e outra às 19h30. A duração do espectáculo é de 30 minutos e a entrada é gratuita, portanto, não há desculpas!

Ao vermos o vídeo de apresentação do espectáculo, somos remetidos para um espaço íntimo, que, embora seja privado, é público também, pois a casa como refúgio é-nos comum a todos. Olhando de fora para o quadro de um espaço que se torna íntimo à medida que a acção desenvolve, acontecem-nos duas coisas, ora ficamos com a sensação de que estamos a olhar para um espelho do que é estar em nossa casa, ora percebemos que aquele sentimento que nos assola quando estamos sozinhos no nosso espaço, faz também parte das outras pessoas.

O que o artista nos oferece é, sobretudo, uma visão da nossa forma de estar num espaço íntimo e de como essa forma de estar se assemelha a uma dança. Quantas vezes nos ocorreu já pensar que determinada acção, ou conjunto de acções, quando efectuadas com fluidez, se assemelham realmente a uma dança, em que o movimento flui do corpo? Se calhar, muitas destas vezes conseguimos aperceber-nos da nossa postura corporal e de como um corpo bem instruído é um corpo mais leve e saudável.

Esta reflexão, parece ser a maior concretização deste espectáculo. Ou seja, enquanto peça artística, “Um Solo”, vai além da mera visualização e faz-nos reflectir não só acerca do que diz respeito ao nosso espaço-casa e espaço-íntimo, mas também acerca do papel do corpo e da dança no nosso dia-a-dia.

Apareçam, apreciem o espectáculo e voltem ao blog para a semana para lerem mais sobre esta relação do corpo e da dança no nosso quotidiano.

http://www.culturgest.pt/actual/03/22-umsolo.htmlAna C Martins
Quarta, 27 de Novembro, 2013 por Ana C Martins